Pesquisar

quinta-feira, 12 de julho de 2012

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Módulo e Números Opostos


Os números opostos também são denominados números simétricos, isto é, números que quando representados na reta numérica possuem a mesma distância da origem. 

Vejamos a reta numérica:

A direita do número zero temos os números positivos e a esquerda os números negativos. Analisando a reta acima e fixando o numeral zero como a origem, podemos notar que a distância entre um número e seu oposto, com relação a origem é a mesma.

Observe que a distância entre os números 6 e –6 até a origem (zero) é correspondente a 6 unidades. A esse fato damos o nome de valor absoluto ou módulo do número. Por exemplo, o módulo dos números 6 e –6 são representados da seguinte forma:

| 6 | = 6      e     | –6 | = 6

Para determinarmos o oposto ou simétrico de um número qualquer, basta colocarmos o sinal de – (menos), anterior ao número. 

Observe:

O oposto do número + 14 é dado por: – (+14) = – 14.

 O oposto do número – 4 é dado por: – (– 4) = + 4.

 O oposto de – 6 é dado por: – (– 6) = + 6.

 O oposto de + 3 é: – (+ 3) = – 3

 O oposto de – 25 é: – (–25) = +25

 O oposto de + 232 é: – (+232) = – 232


Mais sobre Módulo

O Módulo de um número denominado também de Valor Absoluto de um número x, que se indica por |x| é definido da seguinte maneira:

Em outras palavras: 
  • Se x é positivo ou zero, |x| é igual ao próprio x.
    • Exemplos: |2| = 2; |1/2| = 1/2; |15| = 15
  • Se x é negativo, |x| é igual a -x.
    • Exemplos: |-2| = -(-2) = 2; |-15| = -(-15) = 15
O módulo de um número real é sempre positivo ou nulo. O módulo de um número real nunca é negativo. Isto ocorre pois sua representação geométrica é a exposta acima, ou seja: 
* |2| = 2 pois a distância do número 2 à origem (zero) na reta real é 2. 
* |-2| = 2 pois a distância do número -2 à origem (zero) na reta real é 2.

Agora consulte os exemplos trabalhados em sala, faça os exercícios e tire suas dúvidas!!!







Roteiro de Estudo - Prova 7o. Ano

Prezados Alunos,Abaixo temos o roteiro de estudo para a 1a. prova suplementar!!!Bons estudos... Roteiro de estudo para prova suplementar 7º ano 2012

terça-feira, 5 de junho de 2012

Sessenta

Compartilhamos abaixo um vídeo muito interessante sobre Base Sexagesimal!

Não deixem de assistir...



Educação Financeira

Para enriquecer nosso trabalho com os números, vamos trabalhar com um material sobre Linguagem Bancária e Comercial. 

Você sabe como surgiu o banco? E porque esta instituição recebe este nome? Como chama o papel que é utilizado para fazer o nosso dinheiro? Estas e outras questões são tratadas nos vídeos abaixo e serão o nosso ponto de partida para discutirmos um pouquinho de Educação Financeira.  

Então vamos lá é hora de sessão pipoca!

Bons estudos...





segunda-feira, 4 de junho de 2012

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Localizando Pontos no Plano

Você gostaria de estudar de uma forma divertida?

Então acesse o link http://www.thatquiz.org/tq-7/math/points/ e divirta-se localizando, plotando pontos no plano cartesiano. Mas antes não deixe de verificar as minhas sugestões na imagem abaixo.

Bons estudos!


Localização de Pontos no Plano

Meus queridos alunos,

Segue a apresentação utilizada em aula sobre Localização de pontos no plano.

Bons estudos!

Bjos


segunda-feira, 16 de abril de 2012

domingo, 18 de março de 2012

Praticando um pouco mais - 7º Ano

Alunos do 7º Ano vamos praticar um pouco mais? Acesse o link http://www.proprofs.com/quiz-school/story.php?title=praticando-um-pouco-mais-7-ano  e revise o conteúdo trabalhado na 1a. Etapa.

Simetria


A simetria é uma característica que pode ser encontrada em toda a parte e está extremamente ligada a arte matemática. A noção de simetria, essencial em Matemática, não é exclusiva deste campo. Está presente nas artes visuais, biologia, física; sendo usada pelo homem ao longo dos tempos para tentar compreender e criar ordem, beleza e perfeição.




Existem vários tipos de simetria. Vamos estudar a simetria axial (reflexão), simetria rotacional e simetria de translação. 

A simetria axial é uma característica notável de muitas formas geométricas. Simetrias axiais ou de reflexão são aquelas onde pontos, objetos ou partes de objetos são a imagem espelhada um do outro em relação à reta dada, chamada eixo de simetria.


simetria rotacional pode ser observada em todos os polígonos regulares. Simetrias rotacionais são aquelas em que um ponto, objeto ou parte de um objeto pode ser girado em relação a um ponto fixo, central, chamado centro de simetria, de tal maneira que essas partes ou objetos coincidam um com o outro. Se conseguirmos girar a figura em torno de um ponto fixo, de modo que a imagem resultante, através da rotação, coincida com a figura original então esta figura tem a simetria de rotação.



simetria de translação pode ser constatada se podemos movimentar a figura segundo uma dada distância e uma dada direção de tal modo que o seu transformado coincide com a figura original. 

Após a introdução apresentada sobre simetria, convidamos você a assistir o vídeo abaixo. Dependendo do seu envolvimento com a matemática, com a música será possível com algum esforço compreender todo o vídeo, aos alunos do 7o. Ano pedimos que assistam os 7 primeiros minutos!
 

Outro vídeo que recomendamos pode ser acessado através do link http://www.youtube.com/watch?v=L23XMyklbus, neste vídeo você poderá visualizar várias imagens simétricas.

Agora vamos brincar um pouco? No link  http://www.mathsisfun.com/geometry/symmetry-artist.html   você pode desenhar e observar em tempo real o que acontece quando utiliza a ferramenta de simetria axial e rotacional... é muito bacana, vá lá e solte sua imaginação!

Bons estudos!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Concurso Canguru

Como se preparar para um concurso?

Se possível estudar com antecedência, fazendo uma boa revisão dos conteúdos aprendidos até o momento. Treinar desafios, questões lógicas. Uma dica é refazer as provas dos anos anteriores. 


Os alunos que irão participar do Concurso Canguru sem Fronteiras 2012  podem ter acesso as notícias do concurso através do site da OBM clicando neste link: Concurso Canguru ou através da Página Oficial. Na página oficial temos estatísticas dos concursos anteriores, você poderá obter informações como: quantos países participaram, quantos alunos participaram, quantos alunos no Brasil, dentre outras.

Se desejar acessar as provas dos anos anteriores basta clicar Aqui .

Bons estudos e uma ótima prova! 

sábado, 10 de março de 2012

Critérios de Divisibilidade

Fonte: www.google.com.br

Já falamos sobre Critérios de Divisibilidade aqui, porém não incluímos a regra de divisibilidade pelo número 7. Deixamos para a curiosidade de vocês pesquisar e descobrir se realmente é tão difícil. Depois de alguns comentários: achei muito fácil, não entendi nada, achei 2 regras diferentes, vamos apresentar uma regra!

Um número natural ABCD é divisível por 7 quando o número (ABC - 2D) for múltiplo de 7. 

Não entendeu?? Não tem problema vamos aos exemplos e você verá que nem é tão difícil assim...

1º Exemplo - 343 é divisível por 7?

O primeiro passo é separar (tirar) o algarismo das unidades.


Logo o nosso novo número é o 34. 
Dele vamos subtrair o dobro daquele algarismo das unidades que fora eliminado.   A unidade era 3, como queremos o dobro 2.3 = 6. 
Ficaremos com 28. 
Como 28 é múltiplo de 7 então 343 é divisível por 7. 


2º Exemplo - 8764 é divisível por 7?


O primeiro passo é separar (tirar) o algarismo das unidades.

Logo o nosso novo número é o 876.
Dele vamos subtrair o dobro daquele algarismo da unidade que fora eliminado. A unidade era 4 logo o dobro 2.4 = 8.
Ficaremos com 868.

Ainda não é tão fácil determinar se 868 é múltiplo de 7 então repetimos o processo.

Tiramos o algarismo da unidade e o nosso novo número é 86.
Dele subtraímos o dobro da unidade eliminada. A unidade era 8 então o dobro 2.8=16. Ficaremos com 70.

Como 70 é múltiplo de 7 então 8764 é divisível por 7.



E aí achou difícil??? 

Agora é a sua vez pegue um número qualquer e aplique o passo a passo descrito acima. Depois utilize a calculadora para certificar a aplicação da regra.

Aqui apresentamos uma regra mas existem outras! Tente encontrá-las e compreendê-las!

Bons estudos...


Trabalho de Campo

Fonte: www.google.com.br


É neste maravilhoso lugar que os alunos do 7º Ano passarão um belíssimo dia, aprendendo e apreciando as belezas deste santuário. No site http://www.santuariodocaraca.com.br você poderá consultar a história deste lugar, verificar as opções de passeio, conhecer a biodiversidade e no link Espaço do Visitante não deixe de acessar o Arquivo Fotográfico e Galeria de Fotos, são incríveis!

Este post é direcionado ao esclarecimento de dúvidas. Deixe seu comentário para que possamos ajudá-lo! Acesse o site http://www.redecoleguium.com.br/ativ_interdiciplinar/ para obter as informações das etapas do trabalho e lembre-se: pesquise sobre o Santuário do Caraça, elabore um roteiro do trabalho, faça um esboço do jornal, tudo isto antes da visita, assim você aproveitará mais a viagem!

Bons estudos!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sugestão de Livro - Teorema do Papagaio

Este livro é um suspense matemático-policial. Ou policial-matemático. A história tem início em Paris, quando o menino Max resgata um papagaio seqüestrado por gângsteres. Ao mesmo tempo, o sr. Ruche, dono da livraria As Mil e Uma Folhas, recebe uma carta de um amigo há muito desaparecido. Postada em Manaus, a carta lhe avisa que ele receberá uma remessa surpreendente: a maior biblioteca de matemática do mundo.
Por que um papagaio despertaria o interesse de mafiosos? O que ele guarda na memória? Por que o amigo do sr. Ruche quer se desfazer de uma biblioteca tão preciosa? Para armar e desarmar essas duas tramas paralelas, o matemático Denis Guedj, professor na Universidade Paris VIII, lança mão de toda a história da matemática, desde a Antigüidade até os nossos dias. Resultado: a matemática vira literatura e a literatura vira matemática, num jogo em que o leitor (ou o aluno) sempre vence.

Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1999, categoria tradução/jovem

Fonte: www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11111

Fuso Horário - Para Casa Multimídia - 6o. Ano

1)    Acesse o site abaixo, faça o desafio e anote a solução em seu caderno. http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/2/26/Fusoshorarios.swf

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Critérios de Divisibilidade

Na resolução de alguns problemas matemáticos, análise de regularidades, cálculos mentais, agilidade nos cálculos são alguns exemplos da aplicação dos critérios de divisibilidade. Dizemos que um número é divisível por outro quando o resto desta divisão é igual a zero, ou ainda que o primeiro é múltiplo do segundo número.  Veja abaixo os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10. Com o auxílio de uma calculadora faça alguns testes, escolha números aleatórios e aplique os critérios!


A apresentação acima foi uma contribuição da Prof. Ana Cristina.

No próximo post vamos falar da divisibilidade por 7, será que é tão difícil assim????

Prof. Alessandra

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Sistemas de Numeração


Neste arquivo você terá contato com alguns sistemas de numeração. A maioria já em desuso mas é interessante conhecer um pouquinho da forma como povos antigos registravam quantidades. Alguns sistemas como discutimos em sala não foram desenvolvidos para cálculos e sim para representação de quantidades, como é o caso do Sistema de Numeração Romano, para calcular utilizavam de outros meios (Ábaco).
Faça a leitura do livro, assista a apresentação e se precisar deixe abaixo suas dúvidas que teremos o prazer de respondê-las!
Bons estudos!

Solução de Vida

Acreditei na paixão
E a paixão me mostrou
Que eu não tinha razão
Acreditei na razão
E a razão se mostrou
Uma grande ilusão
Acreditei no destino
E deixei-me levar
E no fim
Tudo é sonho perdido
Só desatino, dores demais
Hoje com meus desenganos
Me ponho a pensar
Que na vida, paixão e razão,
Ambas têm seu lugar
E por isso eu lhe digo
Que não é preciso
Buscar solução para a vida
Ela não é uma equação
Não tem que ser resolvida
A vida, portanto, meu caro,
Não tem solução
                             Paulinho da Viola e Ferreira Gullar

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Atividade 7º Ano

Assistam aos vídeos “A história do número 1” disponível no youtube clicando nos links abaixo:

Vídeo 1 - A história do número 1
Vídeo 2 - A história do número 1
Vídeo 3 - A história do número 1
Vídeo 4 - A história do número 1
Vídeo 5 - A história do número 1
Vídeo 6 - A história do número 1

Pensando sobre os vídeos, responda às seguintes questões em seu caderno:

1)    Qual foi a primeira forma utilizada para registrar quantidades? Quem a utilizou?
2)    Qual instrumento possibilitou a representação da subtração, dando início à aritmética?
3)    Como o “um” era utilizado pelos egípcios para medir?
4)    Porque o uso do zero revolucionou a representação tanto de grandes quantidades quanto de muito pequenas?
5)    Qual o número mínimo de símbolos distintos que são necessários para representar qualquer número natural?
6)    Quantos são os símbolos numéricos utilizados na informática? Quais são eles?