Pesquisar

domingo, 18 de março de 2012

Simetria


A simetria é uma característica que pode ser encontrada em toda a parte e está extremamente ligada a arte matemática. A noção de simetria, essencial em Matemática, não é exclusiva deste campo. Está presente nas artes visuais, biologia, física; sendo usada pelo homem ao longo dos tempos para tentar compreender e criar ordem, beleza e perfeição.




Existem vários tipos de simetria. Vamos estudar a simetria axial (reflexão), simetria rotacional e simetria de translação. 

A simetria axial é uma característica notável de muitas formas geométricas. Simetrias axiais ou de reflexão são aquelas onde pontos, objetos ou partes de objetos são a imagem espelhada um do outro em relação à reta dada, chamada eixo de simetria.


simetria rotacional pode ser observada em todos os polígonos regulares. Simetrias rotacionais são aquelas em que um ponto, objeto ou parte de um objeto pode ser girado em relação a um ponto fixo, central, chamado centro de simetria, de tal maneira que essas partes ou objetos coincidam um com o outro. Se conseguirmos girar a figura em torno de um ponto fixo, de modo que a imagem resultante, através da rotação, coincida com a figura original então esta figura tem a simetria de rotação.



simetria de translação pode ser constatada se podemos movimentar a figura segundo uma dada distância e uma dada direção de tal modo que o seu transformado coincide com a figura original. 

Após a introdução apresentada sobre simetria, convidamos você a assistir o vídeo abaixo. Dependendo do seu envolvimento com a matemática, com a música será possível com algum esforço compreender todo o vídeo, aos alunos do 7o. Ano pedimos que assistam os 7 primeiros minutos!
 

Outro vídeo que recomendamos pode ser acessado através do link http://www.youtube.com/watch?v=L23XMyklbus, neste vídeo você poderá visualizar várias imagens simétricas.

Agora vamos brincar um pouco? No link  http://www.mathsisfun.com/geometry/symmetry-artist.html   você pode desenhar e observar em tempo real o que acontece quando utiliza a ferramenta de simetria axial e rotacional... é muito bacana, vá lá e solte sua imaginação!

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário